3 de Abril de 1966: Adeus a “Pinin” Farina
Battista Farina, mais conhecido por "Pinin" Farina, morreu a 3 de Abril de 1966, mas o seu nome perdurou numa empresa que é sinónimo do estilo italiano. Nasceu a 2 de Novembro de 1893 e aos 12 anos de idade começou a trabalhar como ajudante do seu irmão mais velho (Gionanni), que acompanhou quando este fundou a sua própria oficina – "Stabilimenti Industriali Farina S.A." – de construção e reparação de carroçarias de automóveis.
Dedicou-se à competição, onde chegou a ter sucesso com carros de construção própria, e foi no mundo das corridas que conheceu Vincenzo Lancia. Em 1930 decidiu criar a sua própria oficina no "Corso Trapani" em Turim com o nome que foi a sua alcunha desde pequeno. Surgiu assim a Carrozzeria Pinin Farina.
A maior parte dos trabalhos iniciais utilizaram chassis e motores da Lancia, mas também da Fiat, Alfa Romeo e Isotta Fraschini. Em 1939, com cerca de 500 empregados, produzia dois carros por dia.
Em 1958 a Pininfarina deslocou as suas instalações para Grugliasco, às portas de Turim, e tornou-se num dos carroçadores mais próximos da Ferrari. Farina e Enzo conheciam-se e respeitavam-se mas acabou por ser Sergio Pininfarina, o filho de "Pinin", quem trabalhou mais intensamente com o Comendador.